Centenário Amilcar Cabral

Comemorar o Centenário de Amílcar Cabral é, acima de tudo, um dever de memória para com esta figura ímpar da nossa história. Constitui o momento próprio para honrar a sua memória, enquanto grande referência nacional e, por essa via, consolidar a unidade nacional, cimentar a identidade cabo-verdiana e reforçar o sentido de orgulho e a autoestima dos cabo-verdianos.
Personagem de inegável projeção histórica universal, a celebração do seu Centenário vai permitir reforçar a visibilidade e o prestígio de Cabo Verde no mundo, ao revisitar e enfatizar a contribuição que Amílcar Cabral legou não só a Cabo Verde, à Guiné-Bissau e à África, mas também, à humanidade que esteve sempre presente na sua ação e no seu pensamento.
O Centenário de Amílcar Cabral propiciará ocasiões diversas para se projetar novos olhares e fazer novas abordagens do seu enorme e multifacetado legado.”
A fundação escolheu a data de 20 de janeiro, dia dos Heróis Nacionais, para dar início às celebrações. Para o dia prevê a realização de uma Assembleia a céu aberto, continuando com uma marcha e fechando o dia com a apresentação da peça teatral “A Última Lua do Homem Grande” no auditório Jorge Barbosa.
A celebração do centenário de Cabral vai ter lugar um pouco por todo o mundo.
Programa do Centenário
03
Out
Conferência Homenagem a Amílcar Cabral de Aleida Vieira
19:30 -
23:55
Musée National de la Résistance et des Droits Humains Place de la Résistance, Esch-sur-Alzette, Luxemburgo